domingo, 17 de novembro de 2013

Recensão crítica a "Espíritos das Luzes" de Octávio dos Santos

:
Sinopse

«Era uma vez, num outro universo, em outro espaço e outro tempo, um planeta chamado Portugal… que fora abalado por um terrível terramoto que quase destruíra por completo a capital, Lisboa. O Marquês de Pombal, o todo-poderoso primeiro ministro do Rei D. José, prometeu, confiante na capacidade dos seus arquitectos e engenheiros, e também na de milhares de operários-robôs, que a cidade seria reconstruída, para diferente e para melhor, em sete dias. Entretanto, aterra no astroporto do Cais das Colunas uma nave que traz o milionário inglês William Beckford. À sua espera está um seu amigo português, o poeta Manuel Bocage, e os dois iniciam um percurso pela megalópole em acentuada e acelerada mutação, durante o qual irão encontrar, além de Sebastião José, outros personagens importantes e fascinantes, entre os quais o Intendente Pina Manique, a Marquesa de Alorna, Voltaire, a Rainha D. Maria I, Kant, António Ribeiro Sanches, Luís António Verney, Luísa Todi… Por entre manifestações místico-religiosas, encontros científicos e culturais, discussões de política galáctica e orgias tecno-sexuais, Beckford e Bocage ver-se-ão à mercê de um misterioso e inquietante indivíduo, que acabará por os levar até a um sítio onde se guarda o mais espantoso, o mais extraordinário segredo de Portugal…»



Recensão crítica por Rui Carneiro:

Poucas épocas na história desta ancestral jangada de pedra denominada Portugal foram tão marcadas pela omnipresença de uma figura que verdadeiramente se elevou acima do comum mortal para deixar uma marca indelével na História universal. Se D. Afonso Henriques, surge como o paradigma do monarca da lenda temos, no entanto, que aguardar pelo Portugal setecentista para vislumbrar uma figura , que não sendo régia, marcou para sempre a forma de governar um país caracterizado desde há séculos pela dificuldade de governação.
Em “Espíritos das Luzes”, o jornalista Octávio dos Santos elabora uma desconstrução alegórica e fantástica do ambiente e cenário da época, misturando História e ficção científica, figuras reais com personagens de ficção, surpreendendo assim as expectativas do público leitor, visto que esta é uma obra de largo espectro capaz de agradar não só aos amantes do romance histórico, mas também aos fãs mais acérrimos da literatura fantástica.


Autor: Octávio dos Santos
Editor: Gailivro
Colecção: 1001 Mundos

Sem comentários:

Enviar um comentário